Tema de casa ainda funciona ?
Se você está confuso sobre a lição de casa, você não está
sozinho. Em um mesmo dia é possível ouvir que a educação carece de rigor ou que
os alunos são sobrecarregados e estressados, mas, claramente, a importância da
lição de casa é um debate em curso.
É importante olhar para todas as opções. Deve-se considerar
também em quais circunstâncias deve se passar lição de casa, quando você deve
passar e como fazer de forma significativa.
Aqui, alguns pontos a serem avaliados:
Quanto maior a idade, melhor
Os pesquisadores estão divididos sobre os benefícios da
lição de casa, mas a maioria concorda que a lição de casa é menos eficaz para
alunos do ensino fundamental. Harris Cooper, pesquisador da Universidade de
Duke, descobriu que a lição de casa não está ligada a bons resultados para
alunos do ensino fundamental, embora seja significante para bons resultados de
alunos mais velhos. Existem várias explicações para isso. Os alunos mais jovens
se distraem facilmente e são mais dependentes dos pais para ajudá-los com a lição
de casa.
Tanto a Associação Nacional de Educação e do PTA Nacional
recomenda que os alunos recebam cerca de dez minutos de lição de casa por
noite, de modo que 10 minutos seja um tempo razoável para um aluno da primeira
série e até 120 minutos para um aluno do ensino médio.
Considere os recursos dos alunos
Outra preocupação com a lição de casa é que ela pode
reforçar a desigualdade. Dados do Programa de Avaliação Internacional de
Estudantes têm mostrado que os estudantes do ensino médio de famílias de alta
renda tendem a passar duas ou três horas mais sobre lição de casa a cada semana
do que os estudantes de famílias de baixa renda. Estudantes de famílias de alta
renda são mais propensos a ter um lugar mais calmo para estudar e têm pais que
são altamente envolvidos na sua educação.
Dicas para a lição de casa
Envolver os alunos
Os alunos não gostam de temas de casa, porque eles vêem isso
como um trabalho tedioso, mas a maioria vai apreciar o desafio de um trabalho
significativo. Inicie uma discussão com seus alunos sobre estes trabalhos.
Saiba quanto tempo eles estão gastando em casa e o que estão achando.
Seja claro com os pais
Alguns pais gostam menos da lição de casa do que os alunos.
Alguns argumentam que ela interfere com o tempo da família e impede as crianças
de brincar e dormir tanto quanto deveriam. Outros temem que a falta de dever de
casa indica os seus filhos não estão sendo desafiados. Seja claro com os pais,
especialmente aqueles de alunos do ensino fundamental, sobre quanto tempo deve
tomar a lição de casa. Além disso, deixá-los saber o quanto o envolvimento dos
pais que você espera.
Considere alternativas
Se seus alunos lutam para completar a lição de casa, procure
um método melhor. Se os estudantes não têm um bom lugar para fazer lição de casa,
há um programa na escola ou algum lugar no colégio onde eles possam trabalhar?
Outras dicas importantes:
A lição de casa deve ser uma exceção, não a regra;
Uma boa lição de casa deve ser uma extensão do conteúdo
visto em sala de aula;
Enquanto os pesquisadores discordam sobre a eficácia dos
trabalhos de casa, quase todos concordam que a boa instrução em sala de aula é
a chave para a educação. Se os seus alunos estão aprendendo o que devem em sala
de aula, não se sinta que você tem que atribuir lição de casa.
Fonte : http://www.desafiosdaeducacao.com.br/tema-de-casa-ainda-funciona/
Nenhum comentário:
Postar um comentário