Projeto de Aprendizagem

Planejamento do Projeto de Aprendizagem

Grupo:
Fabiana Martins, Patricia Bemfica , Victória Antunes

Tema:
Jogos interativos em sala de aula

Problematização:
Como os jogos podem auxiliar no desenvolvimento cognitivo na alfabetização da criança.
Faixa etária:
6 à 12 anos

Escolaridade:
Educação básica 

Justificação:
Com o propósito de originar uma aprendizagem mais agradável e proveitosa, há necessidade de elaboração de um projeto dinâmico e objetivo, o qual propiciará à alunos com dificuldades de alfabetização e alunos já alfabetizados a desenvolver mais seu intelecto e aprimorar seus conhecimentos, melhorando assim seu desempenho escolar.
Do mesmo modo, tem-se por este instrumento a facilidade de desenvolvimento motor e intelectual das crianças. Atualmente, a tecnologia digital vem se difundindo constantemente, de modo a gerar uma rotatividade de inovações de mecanismos didáticos, os quais estão disponíveis para os educadores aplicar-lhes em sala de aula, como por exemplo, os jogos digitais. Tais ferramentas possuem o objetivo de trazer para si o ponto de referencia da relação educando e a alfabetização. Logo, precisamos que professores e educadores introduzam mais a tecnologia em sala de aula, utilizando os jogos como um instrumento de aula, tornando assim um aprendizado mais palpável.


Objetivo Geral: 
Trazer o aluno para o mundo letrado, por intermédio dos jogos digitais.
Como estratégia no processo de alfabetização, utilizar multímodos de aparatos facilitadores trazidos pelas ferramentas dos jogos digitais.

Objetivos Específicos:
Discernir as letras do alfabeto, elaborar palavras, frases e textos. Fazer uso de leituras para o entendimento dialeto oral e escrita.
* Identificar as letras no teclado do computador;
* Construir palavras;
* Elevar a concentração;
* Lapidar a coordenação motora e viso-motor;
* Discriminar cores, números, letras e formas geométricas.


Certezas provisórias:
* Personagens atuais que tornem os jogos mais interessantes para as crianças, aumentando sua desenvoltura na aprendizagem;
* Crianças desenvolvem suas potencialidades brincando.
* Crianças enriquecem sua socialização, educação e construção humana no ato de brincar;
* Os jogos precisam ter significado para os jogadores, alem disso, é necessário diversificar os materiais, aumentar as táticas para não tornar desestimulante e cansativo;
* Facilitar o aprendizado, através dos jogos, alfabeto, palavras e figuras digitais.


Duvidas Temporária:
* O professor está munido a transmitir o conteúdo e transmudar seu modo convencional de ensino;
* Crianças estão desenvolvendo e absorvendo o conhecimento e assimilando vocações e sentidos para sua vida;
* Assentimento de um método de ensino por parte dos pais.



Projetos de educação digital devem ser implantados em todas as escolas, pois é nelas que devemos ser educado para o mundo digital, utilização destes meios com segurança e privacidade. Confiamos que desde a educação infantil deve-se utilizar destes recursos, as crianças devem chegar às séries superiores utilizando com sabedoria as tecnologias digitais proporcionadas a elas durante sua trajetória escolar.
Almejamos que este projeto dê assistência na construção da aprendizagem dos alunos, através de jogos ativos e arrojados em sala de aula e no laboratório de informática.

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