quinta-feira, 21 de maio de 2015

Um pouco mais sobre esta influência . . .

Entrevista com uma Psicóloga sobre o tema: Influência dos jogos com crianças de até sete anos.

Perguntas realizadas:

1 - Os jogos auxiliam na aprendizagem? Porquê? 

"Acredito que sim, desde que a inserção desta metodologia (jogos virtuais) seja utilizada não apenas para entreter, mas para educar. Assim, favorecendo no processo de aprendizagem, na medida que impulsione um interesse e a motivação das crianças pelo conteúdo dos alunos."


2- As crianças que tem contato com os jogos digitais violentos apresentam algum tipo de comportamento diferente? Podem mudar sua personalidade?

" Suponho que estas crianças possam ser influenciadas pelos jogos agressivos. Pois, o mundo virtual para o mesmo pode se confundir com o mundo real e o digital. O mundo virtual, quando em demasia, termina transformando os comportamentos e as formas de se relacionar com a família e com os amigos. Muitas crianças acabam "trocando" os amigos reais pelos "virtuais" e optam por se divertir com jogos de computadores e vídeo games, em vez de brincadeiras físicas - que envolvem exercícios como correr e pular, por exemplo. Não saberia dizer se estes jogos, neste momento poderiam influenciar ou mudar a personalidade da criança. Porém, podem repercutir no seu comportamento com o isolamento do convívio social, o sedentarismo, etc."

3- Qual seria o tempo ideal por dia para uma criança estar em contato com os jogos digitais?

"O ideal seria, de no máximo duas horas diárias."

4- O que pode ser feito para evitar qualquer tipo de transtorno psicológico nessas crianças que deixam o brincar de lado para navegar na internet?

" Os pais devem impor limites e supervisionar os filhos, acompanhando-os de perto naquilo que eles estão fazendo e vivenciando. O Papel dos pais é primordial para o desenvolvimento da saúde física e mental das crianças."


Análise crítica do grupo:

Através dessa pesquisa foi possível analisar que os jogos podem influenciar na vida das crianças, mas isso varia de criança para criança, pois a estrutura familiar deve ser levado em conta. Algumas crianças acabam preferindo os jogos digitais do que as brincadeira lúdicas e na maioria das vezes isso acaba sendo um "vício" onde perdem a noção do tempo e acreditam viver naquele mundo virtual. Assim, como a psicóloga, também concordamos que o tempo de acesso a rede deve ser limitado e vigiado pelos pais.
Sabemos que há muito jogos educativos, mas na maioria das vezes as crianças não são incentivadas para isso e para muitos o único contato com esse tipo de jogo é nas oficinas de informática na escola, tendo em vista que as crianças são bombardeadas pela mídia diariamente com jogos opostos a esses.

OBS: A entrevista foi realizada com uma psicóloga na cidade de Garibaldi-RS, onde exerce função em um consultório particular mas que preferiu manter sua identidade em sigilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário